sexta-feira, 22 de abril de 2016

O maior amor do mundo

É o maior amor do mundo, é um sentimento inexplicável... Já devem ter ouvido e lido isto muitas vezes.
Parece-me ser do entendimento geral que os sentimentos são difíceis de medir. Esta afirmação pressupõe que não há amor maior do que aquele sentido por um filho.
E acredito que assim seja, para quem os tem.

Estarão então os restantes condenados a nunca experimentar o maior amor do mundo?
Também acho que não.

Entendo que o que falta nesta afirmação muito generalizada é a reflexão do universo pessoal. Ou seja, a demonstração de que se trata do maior amor do mundo, para ti. Na tua esfera pessoal. No teu mundo. E a noção de que cada um de nós vive em realidades diferentes, particulares.

Quem já escalou o Evereste pode dizer que chegar ao topo é o melhor sentimento do mundo. Para mim, que detesto neve, frio e desconforto, dificilmente seria a melhor sensação do mundo.

Pode então uma mãe dizer-me que o amor que sente pelo seu filho é maior do que amor que sinto pelos meus pais? Poder, pode, mas não acredito no amor enquanto coisa mensurável e sujeita a comparações.


O amor que sentes pelo teu filho é o maior amor do mundo, para ti. Nenhum dos outros amores sentidos por todas as outras pessoas deste mundo é menor ou tem menos valor por isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário